Perícia Técnica na Construção Civil
Na Engenharia, a perícia, ou exame, é de fundamental importância para a segurança dos usuários de edificações, já que através dela é feita a prevenção de possíveis desastres. Através de laudos e estudos aprofundados, é determinado o grau de comprometimento da estrutura. Esses laudos também apontam soluções técnicas para que eventuais problemas sejam corrigidos.
Sendo assim, a perícia incide no planejamento, projeto, obra em execução ou concluída, visando apurar, principalmente, a causa do evento em estudo. As atividades mais usuais da perícia são:
- Auditoria – atestamentos das conformidades e não-conformidades do evento em estudo;
- Coleta de informes gerais (extrínsecos) – geográficas, climáticas, ambientais, região, vizinhança, urbanização, melhoramentos públicos, usos, costumes e outros;
- Coleta de informes específicos (intrínsecos) – projetos, especificações, manuais técnicos, normas técnicas e legislações pertinentes, e outros;
- Ensaio – pesquisas das especificações dos materiais relativas ao evento;
- Inspeção – análises gerais e específicas do evento em estudo;
- Vistoria – constatações gerais e específicas do evento em estudo.
O resultado da perícia irá determinar a causa do evento, permitindo que sejam adotadas medidas corretivas, ou de avaliação, posteriores, como:
- Apurar responsabilidade;
- Apurar eventuais desequilíbrios contratuais;
- Avaliar qualitativamente ou monetariamente;
- Corrigir ou aprimorar a Qualidade;
- Indicar procedimentos de reparo ou reabilitação.